As técnicas de meditação ativa Delphis, são um bálsamo na vida de qualquer um que mergulha na sua prática. Os efeitos são quase que imediatos, proporcionando, mais disposição, tranquilidade, presença e lucidez. A prática traz não só benefícios imediatos, mas, também a longo prazo, como o envelhecimento mais saudável.

Todos devem já estar sabendo que para uma vida mais saudável, além de exercitar o corpo é preciso exercitar o cérebro. Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por atividades rotineiras, que limitam e deixam o cérebro preguiçoso.

Ao envelhecermos a mente se acomoda cada vez mais e as conexões entre as células nervosas ficam reduzidas. Motivo este que favorece Demência, Alzheimer e outras síndromes. Para combater essa tendência, é necessário praticar exercícios físicos e outros que estimulem o cérebro. Para assim focar, estar mais atento e concentrado em quaisquer tarefas do dia a dia.

 

Neurobiótica

Recentemente tem se falado muito a respeito de neurobiótica e da tese de Lawrence Katz e Manning Rubin. Que diz ser possível evitar perdas de desempenho cerebral em decorrência da idade, fruto da redução no número de conexões dos neurônios, as sinapses, simplesmente mantendo o cérebro ativo.

Para isso, eles sugerem tarefas simples, como realizar atividades do dia a dia de modo diferente. Isto manteria o cérebro sempre desconfortável, estimulando-o, assim as áreas pouco utilizadas. Dizem também que é necessário estimular os cinco sentidos e encontrar formas alternativas para desempenhar as mais pequenas tarefas do dia a dia. Como escovar os dentes com a mão inversa ou trocar o relógio de pulso. Fazer atividades de olhos fechados, andar de costas, fazer palavras-cruzadas ou até mesmo aprender algum trabalho manual.

O importante é que a pessoa crie hábitos diferentes assim que começar a se acostumar a algo. Tudo isso para não deixar o cérebro trabalhar de forma automática e tornar-se preguiçoso.

 

Técnicas de Meditação Delphis

Na Delphis isto não é novidade, já nos anos noventa, quando Siddhartha compartilhou a técnica de meditação Energetika, ele propôs uma atividade variável que estimula o corpo holisticamente. A utilização de todo o corpo em movimentos espontâneos e não automáticos.

Desde então entre as 20 técnicas de meditação do Mundo Delphis ele nos presenteou com nove que estimulam desta maneira o uso do corpo e do cérebro de maneira integral. Estas técnicas requerem atenção constante a cada instante. Mantém-nos focados e alerta, usando o lado esquerdo e direito do corpo e do cérebro. Depois de completar todos os estágios destas técnicas. UM chega incrivelmente a um lugar de completo silêncio, profundo descanso e relaxamento. Esse lugar é chamado por Siddhartha de “um vislumbre de meditação”.

Estas nove técnicas de meditação são:  Energetika, Não Sou, Samadhi, Power Dance, Samana, No Mind Power, Drunken Dance e Nirvana. Que além de serem uma ponte para uma vida consciente, estimulam holisticamente o corpo e mantém o cérebro ágil e saudável, oferecendo novos e diferentes desafios e atividades para os neurônios do cérebro

 

Siddhartha fala: “A prática deve ser uma escolha de vida e não um remédio”, e que Aquele que escolhe o caminho da meditação está sujeito a uma vida mais plena. Meditação é ir além da mente e além do corpo! Mas corpo e mente são ferramentas indispensáveis para esta forma de vida e seu bom funcionamento é sem duvida qualidade de vida.

Mesmo não sendo o seu foco principal, a prática auxilia a envelhecer saudavelmente.

 

Mais informações sobre a prática das técnicas de meditação desenvolvidas por Siddhartha. Neste blog, no site www.delphisuniversalis.org.br ou pelo e-mail contato@delphisuniversalis.org.br