
SAMANA – Técnica de Meditação semi-passiva de Siddhartha.
Entre as técnicas semi-passivas desenvolvidas por Siddhartha a Meditação Samana é aquela que mais proporciona uma experiência de presença, sincronicidade e equilíbrio.
A Samana é praticada sentado nos calcanhares, ou na posição de lótus. Na posição básica as mãos estão apoiadas nos joelhos e os olhos permanecem abertos e fixos no horizonte o tempo todo.
Seus estágios compostos de movimentos suaves e precisos trazem ao corpo um estado de relaxamento sutil. Relaxando principalmente lugares aonde o ser humano concentra tensão. Como: testa, maxilar, ombros, coluna e pescoço. Por isto quem pratica esta técnica chega até a bocejar durante a prática e sente a necessidade de descansar quando termina.
Primeiro estágio
Os movimentos sincrônicos do primeiro estágio foram inspirados nos ponteiros do Big Ben durante um retorno de Siddhartha a Londres, enquanto observava o famoso relógio. Este estágio consiste em uma sequência de movimentos pontuais, precisos e repetitivos. Dividido em cinco sequências de seis movimentos cada uma. Saindo e retornado à posição básica.
Segundo estágio
O segundo estágio se inspira na prece islâmica. Ao contrário do primeiro este é praticado de maneira livre, cada um no seu tempo e ritmo que pode mudar de acordo com cada indivíduo.
Começando da posição básica. Primeiro erguem-se as mãos na altura do rosto percebendo o calor das palmas. Em seguida erguem-se os braços para o céu de maneira relaxada, sem travar os cotovelos e deixando os braços semiabertos. Mantém-se os braços para cima o máximo possível, até que UM¹ sentir confortável. Neste momento deixa-se cair suavemente o corpo com os braços esticados até as mãos tocarem o chão. É necessário esticar os braços o máximo possível, alongando assim a coluna vertebral. A testa também é apoiada no chão e os olhos permanecem fechados o tempo todo.
No final destas sequencias de movimentos é a hora de descansar.
Terceiro estágio
O terceiro estágio convida a deitar de costas para baixo, deixando o corpo entregue à força de gravidade. Neste momento é comum dormir. Então, caso isso acontecer, que assim seja…
Após o último gongo é aconselhável permanecer quieto mais um tempinho ou ir subitamente para a cama para deitar e dormir.
Relaxar é uma das qualidades desta técnica de meditação. Então nós escolhemos um trecho das palavras de Siddhartha sobre o relaxamento.
“ Tem algo equivocado que preciso deixar claro para vocês! Hoje em dia é moda ir para algum lugar para relaxar, fazer algo para relaxar e todos buscam este bendito relaxamento!
E pior é que mesmo quando está tranquilo aparece sempre alguém te terapeutizando, que diz: – “ Relaxa! ” –
Algumas pessoas procuram ir para um lugar quieto e afastar-se do movimento do dia a dia. Outros procuram um relaxamento em que o facilitador fica falando o tempo todo… E eles permanecem deitados viajando na fala como se fosse parte deste filme!
Relaxamento
Mas, de qual relaxamento estão falando? Será que estes têm noção do que relaxamento é?
Digo-vos… não tem como relaxar, pois, em sua essência já é puro relaxamento… A crença de que relaxamento seja encontrado externamente está se tornando um estado doentio da sociedade. A mente cria o inferno e um remédio para este inferno é o “relaxamento”. Mas nada passa de uma viajem, mais uma mentira, uma ilusão! O relaxamento não é algo longe de sua realidade. É preciso olhar para dentro para reconectar-se com esse estado!
Hoje a sociedade resolveu até falar em meditação para relaxar… Ajuda sim, mas é preciso abrir seus olhos para a sua verdade para encontrar o verdadeiro estado de relaxamento.
A prática da meditação não é algo que você faz para relaxar, mas uma forma eficiente para relembrar de seu estado natural de ser.
Relaxamento simplesmente é um estado natural para sua existência… neste estado natural de ser o relaxamento acontece por si só. Na verdade, sempre esteve presente na vida de todos!
No mundo em que vivemos, tudo aquilo que experienciamos nos leva longe de nossa verdadeira natureza e, portanto, de nosso estado de relaxamento também.
A Meditação Samana
Criei uma técnica de meditação denominada Samana. Esta técnica é uma experiência única!
Esta técnica semi-passiva foi desenvolvida para auxiliar a soltar as tensões acumuladas em nosso corpo… E é inacreditável como esta técnica traz à tona a necessidade de dormir, de descansar e bocejar é quase que inevitável.
Pode parecer um contrassenso do que a prática da meditação é, pois o foco de toda técnica de meditação é o de estar desperto. Praticar é exercitar a presença sim!
Mas se ao praticar adormece não tem problema… Passou tanto tempo longe de si correndo em círculos que talvez seu corpo agora precise descansar e curtir o seu estado relaxado de existir. Com o tempo isso também passará e estará mais presente em sua prática e vida.
A Samana simplesmente abre as portas para o seu estado de relaxamento sutil. O espaço aonde sua existência pura jamais morreu… aonde sua vida é eterna e seu estado de relaxamento é continuo. ”
¹ UM – Um é o oposto do EU, Siddhartha usa esse termo para se referir à condição de ser além da crença de ser.
Leia as instruções desta técnica.
Para conhecer melhor esta prática assista o vídeo
Siddhartha fala sobre a origem da meditação Samana