
Power Dance – Uma das mais recentes criações de Siddhartha, já é símbolo de “O Sopro da Vida” encerrando as práticas diárias, antes das sessões de respiração.
A técnica de meditação
Ao som de diversos ritmos e estilos musicais, esta técnica de meditação ativa funde dinâmicas e técnicas de interpretação teatral com dança e exercícios de centramento. Assim como as demais técnicas de meditação desenvolvidas por Siddhartha, o foco é usar todas as partes do corpo. A dinamicidade e os movimentos intensos da Power Dance estimulam e ativam os hemisférios do cérebro, integrando as polaridades. Sendo assim, ela se torna um incentivo a viver totalmente o masculino e o feminino inerentes a cada ser vivo.
Cada estágio propõe um ritmo de dança, iniciando de uma forma mais lenta, mas, com o tempo a música muda e vai crescendo, até atingir um ápice, onde convida o praticante simplesmente a se entregar tão totalmente, que se torna a própria dança. Terminando com um estágio sentado e outro de relaxamento.
Esta técnica ativa de meditação surgiu em 2013, e foi apresentada pela primeira vez em público em 2015, durante uma vivência coordenada por Aiyshah, que foi parte do VIII Festival Delphis.
Após essas vivências, Siddhartha compôs as músicas para cada estágio, vindo a estreá-la durante o IX Festival Delphis.
Praticar com música ao vivo já é um presente, mas no caso da Power Dance foi amor à primeira experiência…. Recentemente masterizadas, as músicas que compõem esta técnica contam com o Mantra do Amor Universal, versão dance, lindamente executada por Gusta Proença, percussão e trance music.
Power Dance instruções:
1° Estágio – 10 minutos (olhos fechados)
Acompanhando a batida dos tambores, solte-se numa dança frenética, seja total, e quando o ritmo da percussão parar, permaneça imóvel sem se mexer, até a percussão começar novamente. Deixe seu corpo expressar seu poder. Repita até o fim.
2° Estágio – 15 minutos (olhos abertos)
Este estágio é dividido em duas partes: Fixe o olhar em sua mão em movimento e acompanhe-a com o corpo, dance seguindo a mão, no ritmo da música. Na primeira parte, siga a mão direita, na segunda parte, após o som do sino, siga a mão esquerda.
3° Estágio – 15 minutos (olhos fechados)
Agora liberte-se, dance como se fosse possuído pela música, entregue-se à ela. Permita seu dançar crescer juntamente ao ritmo da música. Siddhartha alerta: durante este estágio – “Não se deixe levar pela euforia, não fale, não grite ou faça nada mais além de dançar”.
4° Estágio – 15 minutos (olhos fechados)
Sente-se, encontre uma posição confortável e apenas esteja presente com tudo que acontece dentro e fora de você. Seja uma testemunha.
5° Estágio – 15 minutos (olhos fechados)
Deite-se de costas e permita seu corpo descansar.
A Power Dance geralmente é praticada nos eventos da Delphis, como por exemplo o Sopro da Vida, Festivais ou Campos de Meditação. E a partir de 2019 nos espaços de Meditação Delphis.