
Massais, Adumu e Nirvana
Nirvana é uma das técnicas de meditação mais ativas desenvolvidas por Siddhartha. Por isto talvez requeira um bom preparo físico. Assim como a Energetika, esta também é excelente para recarregar nossa energia. Seu efeito imediato é de centramento, vitalidade e êxtase.
Inspirada no adumu ou aigus, da tribo africana Massai, também é referida como “a dança de salto”. Ambos, adumu e aigus, estão relacionados ao verbo Maa, que significa pular. Adumu é parte de uma cerimônia do novo guerreiro que pode envolver dez ou mais dias de canto, dança e ritual. Um círculo é formado pelos jovens guerreiros e um ou dois de cada vez entrarão no centro para começar a saltar, mantendo uma postura reta e nunca deixando seus calcanhares tocarem o chão. No decorrer do ritual, os membros do grupo podem aumentar o tom de suas vozes indicando o auge da dança.
Além do adumu, a Nirvana se inspirou em movimentos desenvolvidos pelo próprio Siddhartha e no giro Sufi, que fazem desta uma técnica altamente energizante.
Nirvana – Meditação Ativa
“Diz a história da colonização britânica que um guerreiro Massai morre se preso numa prisão, pois eles não conseguem imaginar que essa condição não duraria para sempre.
É fato que os Massai não vivem no futuro nem no passado. Eles vivem tão intensamente no momento presente.
Eles foram criados desta maneira, assim como as gerações de seus antepassados. Vivem apenas no presente, não importa o que eles façam, toda a sua atenção é sobre isso. Eles também ignoram o futuro e esquecem o passado.
Eles se adaptaram perfeitamente ao seu ambiente hostil. Isso os obriga a concentrar-se apenas na sobrevivência e na produtividade. Somente o que os ajuda a sobreviver as coisas, nada mais.
Elaborei a Nirvana em amor a África e a este povo, sua energia, presença e tranquilidade enquanto cuidam de seus rebanhos próximos de leões e outros predadores sem sequer terem incidentes.
A África é um lugar que deixa saudades pela sua beleza natural, seu povo e o sabor de que estamos em casa novamente.
Esta técnica, como todas as técnicas ativas, traz presença imediata e foco no momento presente: dádivas que as tribos mais conservadoras vivem em seu dia a dia.
Meditação é voltar à natureza e sua natureza viva apenas no aqui e agora. ”
(Siddhartha)
As instruções:
1° Estágio
– 10 minutos (olhos abertos)
Movimentos sincrônicos seguindo o ritmo do tambor. Comece lentamente e vá acelerando. A respiração é solta e consciente, exercitando a presença e a firmeza dos seguintes movimentos:
- Ao levantar a perna esquerda, a um ângulo de 90°, alongue o braço direito para cima, o braço esquerdo para baixo junto ao corpo e vire o rosto para o lado esquerdo. Olhar firme no horizonte.
- 2. Ao levantar a perna direita, da mesma forma, alongue o braço esquerdo para cima, o braço direito para baixo junto ao corpo e vire o rosto para o lado direito. Olhar firme no horizonte.
2° Estágio
– 10 minutos (olhos abertos)
Mantendo os olhos fixos no horizonte, use todo o corpo e, em um movimento integrado, pule continuamente. Deixe os braços soltos para lhe dar o impulso e as mãos com punhos fechados para trazer mais consistência ao movimento. Faça isto ininterruptamente aumentando o ritmo juntamente à percussão.
3° Estágio
– 10 minutos (olhos abertos)
De pé, permaneça imóvel, com os olhos fixos no horizonte, sem piscar, sentindo sua presença firme, mas relaxada. Respiração normal.
4° Estágio
– 15 minutos (olhos abertos)
Traga as mãos ao coração e respire relaxadamente. Ao iniciar a música, delicadamente, abra seus braços e comece a girar com os olhos abertos, dançando e celebrando este momento, sorrindo para seu próprio ser. Acompanhe a música cantarolando-a.
5° Estágio
– 10 minutos (olhos fechados)
Deite-se com os braços, as pernas e os olhos fechados. Respire com consciência e relaxe.
6° Estágio
– 5 minutos (olhos abertos)
Apenas abra os seus olhos fixando-os em direção ao teto, sem piscar e sinta a sua presença. A respiração suave e normal.
A partir do Campo de Meditação de agosto, a Nirvana foi reinserida no cronograma da Delphis Universalis e você é sempre convidado para experimentá-la.
Venha saborear o êxtase e o sabor único de sua existência!
OBS: (Esta técnica recentemente musicalizada está apenas disponível para a prática na Delphis Universalis. A partir de 2018 poderá ser praticada nos espaços de meditação Delphis. Ainda segundo os músicos e compositores, não há prazo para disponibilizar esta musica para download na CD baby.)