Love Breath Técnica de Meditação Ativa de Siddhartha

Love Breath é uma técnica de meditação ativa desenvolvida por Siddhartha, elaborada a partir de formas naturais de respirar. Subdividida em cinco estágios propõe quatro formas de respiração diferentes, todas focadas no abdômen. Cada uma relacionada com momentos chave e marcantes da vida no corpo físico, fases que acabam marcando nossas vidas. A entrega às respirações de cada estágio, traz quem as pratica de volta ao espaço suave e aconchegante de como se sentia quando era bebê e simplesmente se rendia ao colo materno.

Para compreendermos mais sobre esta técnica, escolhemos um trecho do discurso proferido por Siddhartha durante um treinamento da técnica de meditação ativa Love Breath realizado em Curitiba.

“Podemos dizer que esta técnica de meditação ativa é uma das mais profundas de todas que tenho compartilhado com vocês. Seu enfoque está na respiração, sua base é respiração, a sua essência é respiração.

O Corpo

Na hora em que você entra no corpo físico e começa a viver dentro deste novo espaço, passa a conectar-se com seus limites e descobrir o mundo interno e externo. Aos poucos, é incentivado a voltar a se identificar com esta “verdade” que o corpo físico representa. Acredita ser o corpo e assumi uma nova identidade. Isso não é difícil, porque é algo que você já vem fazendo há vidas. 

É muito mais fácil se identificar com o corpo e com a mente, do que permanecer em seu estado natural de ser, pois existem lembranças de outras existências que martelam em seu inconsciente.

Na hora em que você chega na forma de recém nascido, ainda não existe compreensão, a mente ainda não chegou à sua maturidade para poder ser reprogramada, você já carrega consigo uma mala cheia de informações, mas precisa de uma mente que esteja pronta para assimila-las.  Neste pequeno intervalo de tempo, até que a tua mente esteja pronta e que as pessoas ao teu redor consigam te ajudar a programá-la, com todas as novidades que existem no mercado, você vive num espaço de êxtase.

 Deixando o espaço de êxtase.

Este espaço de êxtase, seu estado natural de ser, onde a respiração flui naturalmente é o ponto principal no qual a técnica de meditação ativa Love Breath enfoca.

Uma vez que identificou-se com o novo corpo, tudo deixa de ser natural e se torna automático. Tudo que você faz é uma forma automática de reagir contra a naturalidade do corpo físico.

A respiração interrompe o seu fluxo natural e começa a se tornar um movimento duro e forçado. Dependendo de como é seu ritmo de vida, você respira. Dependendo de quais são as leis com que você programa seu cérebro, acaba respirando. Você continua respirando, mas não existe mais naturalidade nesse respirar. Toda a tua vida começa se tornar tão rígida que se parece mais um robô do que um ser vivo.

No Caminho da Vida

No caminho da vida, pequenos eventos acontecem e nestes momentos, tudo que é automático para por alguns instantes e o corpo volta a respirar suave e naturalmente. Por um período pequeno de tempo você se encontra num espaço além da mente.

Os primeiros momentos são relacionados com seu nascimento e amamentação. Momentos em que você está respirando de forma natural.  Uma vez deixado isso, você não respira mais naturalmente até a hora em que você vive a primeira paixão.

A Paixão

Neste momento algo intenso acontece, de repente uma vibração familiar vem à tona, uma sensação que ao mesmo tempo é diferente de tudo que se lembre de ter vivido antes, uma “felicidade” que faz o coração vibrar e mesmo que a mente esteja muito ocupada com a pessoa encontrada, a respiração volta a ter por algum tempo um toque de naturalidade. Pela primeira vez, depois de tanto tempo, acontece uma metamorfose e de novo está vibrando com a existência. O corpo começa a receber o ar de uma maneira relaxada e natural, como não acontecia há muito tempo. 

Pela primeira vez

Pela primeira vez você saboreia a tua beleza… Mesmo que a mente relacione esta beleza como sendo fruto do outro e não um sabor de sua essência, não é! Esta é sua essência manifestada, você apenas se esqueceu deste deleite. Esta experiência é única e acontece dentro do seu universo.  Ninguém consegue compreender o que você vive naquele momento.

Todo mundo se apaixonou uma vez, pelo menos, mas ainda assim você não consegue colocar em palavras aquela experiência. Isto é meditação. Meditação não pode ser traduzida em palavras. Não tem explicação para ela, é uma vivência pessoal.  É uma experiência pessoal. Apenas pode ser indicado o caminho até ela. Durante este momento o espaço de meditação está presente, sem precisar fazer nada. 

Relacionamentos

A partir do momento que a paixão perde a graça, começa a busca da metade perfeita que possa preencher o espaço, esta lacuna vazia, esta falta de “felicidade”. De repente, no caminhar você vive uma paixão mais profunda onde existe uma conexão entre energias com a outra pessoa. Estas duas pessoas criam um vínculo mais forte.  Elas crescem juntas e passam a ter uma relação mais profunda e saudável. A paixão é mais intensa ainda.  Aí você experimenta, pela primeira vez, um espaço de meditação maior ainda.  Só que, também, ele é atribuído à presença do outro, como se tudo fosse mérito do outro.

Sexualidade

Durante as relações amorosas íntimas a respiração encontra um fluxo natural, isto também pode acontecer em relações sexuais superficiais, a menos que você não está conversando com o parceiro ou a parceira, pois às vezes as pessoas são tão automáticas que até nessas horas ficam batendo papo, dizendo como é melhor ou pior, faça assim, faça assado…(risos) É tão automático…

Ouvi relatos de pessoas no caminho que encontraram um parceiro e este dita regras para que seja alcançado um estado elevado de relação, um orgasmo prolongado, etc… Nada tem de especial nisso, tudo é farinha do mesmo saco…

Somente quando existe entrega a magia acontece sem programação, sem clausulas ou objetivos. Você pode viver orgasmos extraordinários mesmo numa rapidinha e ficar frustrado com uma relação que dura horas. Você simplesmente precisa de entrega a tudo que experimenta nesse existir.

Amor

Quando vive uma relação de amor a respiração volta à sua naturalidade. Você simplesmente perde o controle. Quando não existe controle, a respiração volta à sua naturalidade.

Isto acontece durante vários momentos na vida, durante a gravidez, por exemplo, a mulher respira de uma maneira diferente, pois ela precisa sustentar a criança. Não me refiro ao parto, porque é difícil neste momento a mulher estar respirando naturalmente, nos dias de hoje ela aprende que não sabe como se faz algo que é tão natural na natureza. Falo da gravidez mesmo, o corpo dela respira pelos dois e ela entra numa forma divina de respirar.

Love Breath Meditação Ativa

O Love Breath tem origem nestes e em outros momentos da vida que te trazem de volta à vibração de sua energia original.  que te levam de volta ao vibrar na sua energia original. Nesses poucos momentos que todos já vivemos, que já saboreamos de uma maneira ou outra, onde existe a totalidade, escolhi a dedo essas pontas de respiração presente e as fundi, criando uma técnica de meditação que é algo muito alquímico. Elaborei assim quatro bases, onde as respirações vibram na mesma sintonia, em ritmos marcados pela música, assim elas entram em simbiose e proporcionam uma experiência única.

As quatro respirações

As quatro respirações do Love Breath têm em comum que elas só acontecem no abdômen, na barriga, elas não acontecem em nenhum outro lugar. É aqui que um recém nascido respira… Este espaço precisa ser bombeado.  No começo, a tendência é não conseguir respirar mais na barriga, portanto terá que ser forçado se você não tem o costume ou respira superficialmente nos pulmões.

Sobre a Técnica de Meditação Ativa

Nesta técnica de meditação ativa, o pulmão é apenas um filtro. Ele funciona do mesmo jeito, mas a fonte que bombeia a respiração é a tua barriga, o teu Hara, onde a tua energia vital está focada, onde você existe. A partir deste espaço a tua energia vital é gerada.

Entenda que a meditação não é e não tem nada a ver com a técnica que estamos fazendo. Meditação simplesmente é o seu estado natural de vida.  Aquilo que você alcança a partir da técnica é o sabor do que a meditação é! Durante a gestação e o seu nascimento a meditação aflorou. Durante a paixão, a meditação reapareceu. Durante o amor a meditação resurgiu.

Finalizando

É exatamente este espaço que a humanidade continua querendo e buscando com tanta ansiedade. Alguns querem a “felicidade”, outros a liberdade, cada um busca algo mesmo sem saber o que, mas na verdade todos estão atrás da liberdade de si mesmo.

A liberdade daquilo que acredita ser e, no mais profundo, tem clareza não ser.”

Depois dessas palavras, fica aqui o nosso convite para sua existência ser mais saudável:

RESPIRE!!!

RESPIRE SEMPRE!!!!

A Meditação Ativa Love Breath está disponível em CD, caso tenha interesse contate-nos e venha experimentá-la em nosso espaço de meditação em Curitiba ou em nossos eventos como o festival, o campo de meditação e a Utsava! Também pode experimentar uma vivência profunda e esclarecedora com nosso amado Siddhartha.

Equipe Delphis