
Energetika
Esta técnica de meditação desafia os limites de sua mente gerando um espaço imediato de quietude, praticada na Delphis toda manhã, às 06:30h, quando o sol começa levantar e a natureza toda celebra a vinda de um novo dia. Criada nos anos noventa, a Energetika era denominada de “FEELING HEART” e tinha duração de duas horas. Em 2005 sua duração passou a ser de uma hora, era usada durante a vivência “Vivendo no Sentir” e outros workshops ministrados por Siddhartha.
Foi exatamente durante um workshop em Ibirubá / RS que a “FEELING HEART” recebeu um novo nome. Ao conversar com uma participante do grupo que havia praticado vinte e um dias da técnica, algo tocou o coração do Mestre, quando ela espontaneamente disse: “Siddhartha, amei esta técnica, ela é tão energética!” Entregue a tudo o que acontece em seu caminho, Siddhartha respondeu: “Também amei, a partir de hoje esta técnica será conhecida como Energetika!”
A Técnica:
Dividida em cinco estágios, esta técnica requer que você esteja sempre atento, consciente e presente a cada instante, nos movimentos e também nos momentos de imobilidade. Cada estágio é uma preparação para o seguinte e os olhos mudam de fechados para abertos continuamente.
A Energetika é uma experiência intensa e profunda que desperta o silêncio e a tranquilidade inerentes à sua essência. Com raízes nas tradições Sufi, é sem dúvida a técnica mais marcante entre as práticas da Delphis.
Para compreendermos mais sobre esta técnica, escolhemos um trecho de um discurso proferido por Siddhartha durante uma vivência de meditação em São Paulo:
“A Energetika teve uma longa jornada antes de ser musicalizada e tornar-se disponível em CD. Sua criação começou em 1989 na Índia. Enquanto estava sentado num ghat na beira do rio “Mula Mutha”, que naqueles tempos ainda era limpo.
Costumava fazer isso toda manhã para curtir o despertar do novo dia. Acompanhava o revoar dos pássaros, os pujas nos templos, os rituais dos velhos Sadhus e o borbulhar de pessoas brotando de todo canto.
Estas cenas que marcaram profundamente minha vida, me acompanham até hoje. Cenas estas que marcaram a Energetika também, pelo intuito de que é uma prática de acordar para a própria natureza.
É uma prática aconselhada para a manhã, na hora em que o sol levanta e a vida começa a pulsar por todo lado. É uma prece… Uma reverência… Uma dança… Um convite a abrir seu coração para um novo dia.
Durante esta prática os olhos mudam de abertos para fechados a cada estágio.
Reverência:
Antes do primeiro, segundo e quarto estágios, repita sempre a mesma posição: – de pé, com o pé direito abraçando o esquerdo e as mãos no coração ou nos ombros, escute a música, sintonize com a respiração, com seu olhar fixo ao horizonte. Ao toque do sino, faça uma reverência à tua existência.
Primeiro Estágio:
No primeiro estágio, feche seus olhos e fique com os pés paralelos à largura dos seus ombros, mantenha os joelhos flexionados e comece a chacoalhar seu corpo. Permita que cada célula vibre neste chacoalhar inclusive a sua voz. Este som é profundo e surge de sua barriga. Permita expressar o que vier, se surgir choro, riso ou grito, deixe que aconteça, mas lembre-se que isto não é o foco! Durante este estágio não pare de chacoalhar nem de emitir os sons, seja total o tempo todo. Sinta descarregando toda energia negativa que acumulou e guardou dentro de si, sinta que está sacudindo tudo para fora e libertando-se de qualquer peso que carrega.
Segundo Estágio:
Quando os tambores aquietarem, começa a segunda fase. De olhos abertos e fixos no horizonte. Comece a correr uma corrida maluca, uma corrida que não é bem corrida. Assim como no desenho animado, cada um do seu jeito mudando a forma o tempo todo. Não seja previsível nem entre em esquemas. Solte o seu corpo e corra, caminhe rapidamente, gire, pule, dance, gingue capoeira, lute. Enfim, mexa-se intensamente, sem parar por motivo nenhum, nem feche seus olhos. É importante correr com o corpo todo inclusive braços e cabeça. Levante os braços e mexa-os intensamente. Neste estágio sinta recarregando-se de energia limpa.
Tercéiro Estágio:
Quando ouvir a última batida de tambor começa o terceiro estágio, pare e permaneça imóvel, onde se encontra. Não se mova, congele, seja uma estátua! Feche seus olhos e apenas observe o movimento da energia. Presencie seu corpo e foque na respiração. Presencie a gota de suor escorregar no seu rosto, as batidas do seu coração aquietarem e a respiração ir retornando ao normal. Não interfira, apenas observe.
Ao som da música da reverência abra os seus olhos e mantenha-os fixos no horizonte.
Quarto Estágio:
Mantendo os olhos abertos irá ouvir uma música. Como uma mola, flexione os joelhos, deixe sua bunda cair, marcando o tempo (um, dois, três, quatro, cinco, seis). Sempre ao iniciar um novo ciclo de tempo, ou seja, que começar no um, mude a posição dos braços, cabeça e pernas. Sinta-se livre e espontaneamente vá assumindo posições cada vez mais perfeitas. Seja imprevisível. Não estude os movimentos, deixe que estes aconteçam espontaneamente. Por motivo nenhum feche seus olhos.
Ao ouvir o tambor pare na posição que estiver, com os olhos fixos no horizonte, permaneça absolutamente imóvel até a música começar novamente, e então, comece um novo ciclo seguindo os movimentos em seis tempos…
Quinto Estágio:
No quinto estágio muda a maneira de reverenciar. Onde estiver mantenha-se de pé, feche seus olhos, recline sua cabeça para frente, coloque as mãos no coração e ouça o som das batidas.
Quando terminar sente-se numa posição confortável e foque na respiração.
Durante este estágio inseri em momentos específicos trechos de música para quebrar o silêncio. Momentos estes, que a mente se ausenta e leva junto sua atenção. Quando a música chegar. Apenas ouça, não faça nada. Use-a para relembrar-se do momento presente e re-conecte com sua respiração.
Lembre-se que a meditação só começa após a prática terminar, portanto, uma vez que o último gongo tocar continue quieto e silencioso por um tempo…”
Assista em vídeo a explicação sobre a prática da Meditação Energetika
Assista os discursos de Siddhartha sobre a Meditação Energetika: