Siddhartha – O Caminho da Meditação Ativa

Siddhartha fala sobre da meditação ativa e sobre a importância da prática para quem vive neste mundo moderno.

O homem moderno é um fenômeno que muda a cada instante, seguindo o avanço das grandes cidades.

Cada dia está mais longe da realidade, mais distante de sua natureza e imerso na sociedade, deixou de ser natural e ora faz parte da humanidade. Esta humanidade está doente, precisa de uma saída e esta saída eu chamo de “prática”.

Não é mais uma questão de oriente e ocidente, pois com a globalização o mundo todo está experimentando o sabor do estresse. O mundo todo corre atrás de bens materiais. Todos estão precisando de algo novo, desenvolvido para este mundo novo, ou seja: meditação ativa.

Técnicas antigas são ultrapassadas porque este tipo de ser humano é totalmente diferente do homem que existia nos tempos de Buda, Cristo ou de Ramana. Por isto, também, que as práticas por eles oferecidas aos seus discípulos, se tornaram incompletas nos dias atuais.

Corpo e natureza…

Nosso corpo também mudou desde então, a mente tornou-se mais sofisticada, rápida e repleta de informação.

A humanidade toda está dopada, nossos corpos estão cheios de venenos que até nos tornamos imunes à maioria deles. Tudo que era essencial à vida no planeta está poluído, de certa forma podemos dizer: artificial. As florestas, a biodiversidade e o equilíbrio da natureza vêm sendo afetados com consequências que se refletem por todo canto, começando pelo ar que respiramos repleto de dióxido de carbono, poeira e substâncias químicas. A água que bebemos está longe de sua pureza original. A sociedade na qual vivemos, com seu caos, estresse e condicionamentos, é uma estrutura longe do nosso habitat natural, da nossa natureza original.

As condições para nossa vida estão cada vez mais tristes. Nada é natural…

Você nasceu neste mundo artificial, viveu nele e apenas conheceu esta surrealidade.

Não faz parte de uma tribo que vive em áreas remotas, nem vive na época de Buda quando todos viviam mais perto do coração ou antes desta época quando nem no coração se vivia…

Você vive aqui e agora na bagunça, vive no mundo da lógica e não do amor, vive no mundo criado, gerado e regido pela mente e não pelo coração.

As técnicas de meditação ativa…

A prática de técnicas de meditação ativa e não passivas ou sistêmicas é nosso enfoque na Delphis, pois são de muito mais eficácia para o homem moderno, para conseguirem derrubar o cérebro de seu trono e aproximar-te do teu coração.

Compreenda que a prática da meditação, nada tem a ver com viagem astral… Mentalização… Projeção ou outras formas metódicas, pois estas incentivam uma atividade cerebral. Por meio destas, a mente torna-se mais forte, ganhando mais energia e poder. Já com a prática de técnicas de meditação ativa, aos poucos, ela perde poder até que um dia perderá o trono.

Minha mensagem é meditação…

Desenvolvi diversas técnicas ativas. Muito cuidadosamente, elaborei cada estágio para manter sua mente ocupada e dar espaço para que sua verdadeira natureza possa aflorar. A metodologia sistêmica não lhe dá isto, porque a mente utilizará a prática como instrumento contra a sua natureza. Se você “medita” a partir dela, não há e nem haverá transformação. Hoje em dia, nem as técnicas mais antigas lhe servirão.

Por isto, quando praticar minhas técnicas no começo verá que sua mente parece se tornar mais ativa e forte, porque ela está lutando pelo poder, sabe que estas técnicas irão lhe puxar o tapete, um dia ou outro.

Quando “faz” uma “meditação guiada”, por exemplo, a mente parece gozar com a ideia, porque ela é necessária para tais formas de “meditação”. Escuta a voz do coordenador, te leva para um espaço tranquilo que ela mesma alucina, te faz sentir sensações incríveis… Mas tudo isto não passa de um sonho…

Se quer ser um bom ser humano pode continuar, mas se quer libertar-se de todo o lixo que polui sua existência algo alquímico precisa acontecer. Precisa se entregar a algo que abra o espaço para que seu verdadeiro ser possa enxergar a verdade. Por isto uma técnica ativa será necessária.

A evolução humana…

Esta humanidade, em constante evolução, precisa de novos métodos, de novas técnicas.

Essa é a minha contribuição à humanidade, só experimentando terá consciência daquilo que lhes estou oferecendo. Pratique estas técnicas e saboreará a beleza que sua vida é!

Minha mensagem é meditação, meu caminho é meditação, a prática que lhes ofereço é a porta para a meditação. Nada mais além de meditação!

Swami Siddhartha